palhaço
adj (ital pagliaccio) Vestido ou feito de palha. sm 1 Artista de circo que diverte o público com pilhérias e momices. 2 Pessoa que, por atos ou palavras, faz os outros rirem. 3 gír Pessoa fácil de ser enganada. Fazer alguém de palhaço: zombar de alguém, iludir alguém.

Procurei no dicionário Michaelis e achei essa definição. Concordo em parte, mas depois de tantas entrevistas, descobrimos que o significado do palhaço é algo bem mais grandioso. Esses seres iluminados nos apresentaram um mundo possível, e, com toda delicadeza, nos convidaram para conhecer um universo lúdico, compartilharam conosco emoções e experiências que jamais pensaríamos viver.

Hoje, nossa vontade é de fazer um longa-metragem, colocar todos os depoimentos que tanto nos surpreenderam. Para nós, o palhaço não é um artista de circo, nem uma pessoa que faz os outros rirem e muito menos uma pessoa fácil de ser enganada. Aprendemos com todos entrevistados, que o palhaço é muito mais do que pensávamos e sabíamos. E isso, é experiência pessoal, bagagem que vamos carregar para toda a vida. É uma pena que os futuros telespectadores do nosso TGI só poderão ver 22 minutos da lição que aprendemos, mas como não tem outro jeito, por ora, teremos que selecionar os “melhores” momentos para colocarmos no vídeo.

Com essa missão, nos reunimos na casa da Fernanda. Interpretações, risadas e lanches maravilhosos da mãe e da vó da Fernanda fizeram parte da nossa tarde. Eu me encarreguei de sentar em um pufe bem gostoso, e fiz treinamento de leitura à distância. Conseguimos selecionar trechos das entrevistas de dois palhaços do grupo Jogando no Quintal, Rhena de Faria e Márcio Ballas. Definição do palhaço nas palavras da Rhena, “o palhaço é uma exacerbação de si mesmo”, já nas palavras do Márcio, “o palhaço é no fundo o que a gente é mesmo, sem as máscaras que a gente coloca no dia-a-dia.”

A todos nossos entrevistados: Muito obrigada por terem compartilhado conosco opiniões incríveis, marcantes e extremamente pessoais. Graças a vocês, nosso trabalho está sendo possível.

Depois do trabalho, fomos embora e um fato curioso: a mãe da Fernanda nos deu uma carona até o metrô, seis meninas dentro de um Ford Ka, todas bem juntinhas, isso sim que é um grupo unido e espremido!

por Thais Souza (Palhaça Diva)

Anúncios